por Carolina Barankiewicz
O livro mais lido do mundo recebeu um grande impulso para sua difusão na Suécia. A Bíblia Sagrada, após um projeto do publicitário sueco Dag Söderberg, ganhou um formato inovador: a Bible Illuminated: The Book.
Com jeito de revista, ela traz o Novo e o Antigo Testamentos ilustrados com fotos de personalidades, como Angelina Jolie, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Martin Luther King e Bono Vox, além de anônimos e de situações reais. Os astros foram incluídos após uma pesquisa feita no país e muitos são citados no livro de Marcos. Segundo o criador (com letra minúscula, por favor…) do projeto, eles levam uma mensagem de justiça social e paz mundial.
Em 2007, as vendas de Bíblias cresceram 50%, na Suécia, onde 75% dos 9 milhões de habitantes pertence à Igreja Luterana. Foram lançados 90 mil exemplares, no país. No final de outubro, o Novo Testamento foi lançado nos Estados Unidos custando US$ 35 (mais ou menos R$ 73,50, dependendo da variação da moeda norte-americana!).
Para os brasileiros que se interessaram, resta a espera, pois na lista dos países para os quais pretende vender sua obra, Söderberg não cita o Brasil, apesar de sermos um dos maiores mercados de Bíblias (para 45% de nós – e eu me incluo nessa estatística – é o livro preferido, segundo uma pesquisa do Instituto Pró-Livro). Em termos quantitativos, de acordo com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), foram vendidos 5,6 milhões de exemplares bíblicos, em 2006. A Sociedade Bíblica Unida (composta por 145 Sociedades Bíblicas mundiais) vendeu, no mesmo período, 25,7 milhões de exemplares
Deixe um comentário